top of page

Quanto tempo dura o tempo de uma análise?

  • Foto do escritor: Júlia Romualdo
    Júlia Romualdo
  • 14 de abr.
  • 1 min de leitura

Breve comentário sobre o tempo de tratamento psicanalítico.




Atualmente, os psicanalistas costumam trabalhar com sessões de duração aproximada de uma hora, baseando seus honorários nesse formato. No entanto, do ponto de vista teórico da psicanálise, o tempo de uma sessão não pode ser rigidamente estipulado. Isso se deve a alguns princípios fundamentais:


I – Como o fundamento da psicanálise está no inconsciente, o tempo das associações do paciente não pode ser medido com precisão em termos de tempo cronológico. Trata-se de uma realidade psíquica distinta, e cabe ao analista avaliar até que ponto é prudente continuar ou encerrar a sessão.


II – O tempo inconsciente não se alinha diretamente ao tempo real. Assim, nos primeiros momentos da análise, o paciente pode trazer conteúdos extremamente ricos para o trabalho, mas que podem ser emocionalmente intensos para ele. Psicanalistas da abordagem lacaniana costumam utilizar o chamado "corte" nesses momentos, encerrando a sessão estrategicamente. Esse procedimento ajuda o paciente a perceber a importância do que foi dito e a preservar a transferência estabelecida na relação terapêutica.


Em suma, não há uma duração fixa para as sessões na psicanálise. O que norteia o trabalho são os princípios teóricos da metapsicologia, que orientam o analista a decidir até que ponto uma sessão deve prosseguir.


Texto: Júlia Romualdo Psicóloga Clínica | CRP: 05/52830

 
 
 

Comments


Psicóloga Júlia Romualdo - CRP:05/52830

Tel: (21) 97211- 4431

Estrada do Galeão, 826 - Jardim Carioca, Rio de Janeiro - RJ, 21931-383, Brasil

©2022 por psiaqui. 

bottom of page