Psicólogo, Psiquiatra e Psicanalista, qual a diferença?
- Júlia Romualdo
- 14 de abr.
- 2 min de leitura
Breve considerações sobre a formação profissional.

Então vamos aos esclarecimentos:
1. Psicólogo
O psicólogo é o profissional formado em Psicologia, um curso de graduação com duração média de cinco anos (10 semestres). Para atuar, ele precisa obter licença junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP), cujo número de registro deve obrigatoriamente ser divulgado em qualquer meio de comunicação profissional.
O psicólogo é especializado na saúde mental e está apto a tratar diversas patologias relacionadas ao funcionamento psíquico do indivíduo. No entanto, ele não pode prescrever medicamentos, pois a prescrição é uma atribuição exclusiva da Medicina, mais especificamente da Psiquiatria.
2. Psiquiatra
O psiquiatra é um médico que, após concluir os seis anos da faculdade de Medicina, faz uma especialização de dois anos em Psiquiatria, área que se dedica ao estudo dos transtornos mentais e ao funcionamento da mente humana.
Diferente do psicólogo, o psiquiatra pode prescrever medicamentos para o tratamento de condições como depressão, ansiedade, transtornos bipolares, entre outros. Em muitos casos, psiquiatria e psicologia se complementam: enquanto o psiquiatra trata os aspectos biológicos e farmacológicos das doenças, o psicólogo trabalha com o sujeito e sua reabilitação emocional e comportamental.
3. Psicoterapeuta
A psicoterapia é um conjunto de técnicas e abordagens voltadas para o tratamento das questões psicológicas e emocionais do paciente. Assim, o psicoterapeuta é um profissional que aplica essas técnicas para auxiliar na melhora do indivíduo.
Em geral, o psicoterapeuta é um psicólogo que, após a graduação, se especializa em determinada linha terapêutica por meio de cursos que duram, em média, dois anos. No entanto, nem todo psicoterapeuta é formado em Psicologia, pois alguns cursos aceitam profissionais de diversas áreas. Importante destacar que, assim como o psicólogo, o psicoterapeuta não pode prescrever medicamentos.
4. Psicanalista
O psicanalista nem sempre é formado em Psicologia. Isso porque o curso de formação em Psicanálise é um curso livre, não regulamentado pelo MEC, tanto no Brasil quanto em diversos outros países.
A formação do psicanalista segue critérios desenvolvidos pelos fundadores da Psicanálise, sobretudo Sigmund Freud, considerado o "pai da Psicanálise". De acordo com Freud, a formação psicanalítica deve incluir:
Apesar de ser um curso livre, existem escolas de renome que garantem um nível elevado de formação psicanalítica, muitas delas ligadas à International Psychoanalytical Association (IPA). No Brasil, algumas das principais instituições de formação psicanalítica na linha freudiana incluem:
Círculo Brasileiro de Psicanálise
Sociedade Brasileira de Psicanálise
Federação Brasileira de Psicanálise
Já as escolas lacanianas, que seguem os princípios de Jacques Lacan, têm critérios um pouco diferentes, como os cartéis e o passe analítico. Algumas das principais instituições dessa abordagem são:
Escola Lacaniana de Psicanálise
Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano
IPLA- Instituto da Psicanálise Lacaniana
Texto: Júlia Romualdo Psicóloga Clínica | CRP: 05/52830
Commenti